Apesar da sua longa história marcada por invasões e perseguições, e da enorme destruição causada pela Segunda Guerra Mundial, a Polónia conseguiu preservar grande parte da sua riqueza cultural e é hoje um país em crescimento e completamente reconstruído. Sendo um país muito rico em história, que não esquece o passado mas que encara o futuro com esperança, os polacos trabalham no sentido de construir uma sociedade cada vez mais aberta e multicultural.
Com uma gastronomia muito rica e variada, desde os famosos piérogis às suas sopas deliciosas, certamente que não ficarás indiferente aos encantos da cozinha polaca.
No país de Chopin e da cientista Marie Curie, existem 14 locais considerados Património Mundial da Unesco e mais de 50 monumentos históricos, para além das suas magníficas paisagens naturais. São muitas as razões para explorares este país.

Família de acolhimento e comunidade local

Os/as estudantes AFS poderão ser acolhidos em qualquer zona da Polónia, mas é provável que sejam recebidos perto de uma das principais cidades, como Cracóvia, Varsóvia ou Poznań. Em geral as famílias reúnem-se aos domingos para almoçar com membros da família mais próxima e alargada. O país é predominantemente católico e a vida religiosa é uma prática muito comum. Os jovens na Polónia têm pouca responsabilidade e independência, quando comparados com outras realidades. No entanto, é expectável que o/a estudante AFS trate do seu próprio pequeno-almoço e que vá sozinho para a escola.

Escola

O/a estudante AFS poderá frequentar uma Escola Secundária destinada a estudantes até aos 16 anos, ou uma Escola Secundária de preparação para a universidade, para jovens entre os 16 e os 20 anos de idade. De qualquer forma, as disciplinas transversais aos dois sistemas de ensino englobam Línguas Estrangeiras, História, Ciências e Matemática.

Língua

Na Polónia a língua oficial é o polaco, uma língua eslava. Muitas pessoas dominam também o Inglês, pelo que poderá ser útil ter um conhecimento base desta língua. A AFS irá disponibilizar alguns livros e materiais para apoiar na aprendizagem de polaco.

Alimentação

A dieta polaca é muito saudável e os principais alimentos incluem “pierogi”, um tipo de dumpling polaco recheado, ensopado com cogumelos e salsicha, carne, repolho e batatas. O pão é servido em todas as refeições e as pessoas compram pão fresco diariamente em padarias locais. Nas zonas rurais é comum as pessoas plantarem legumes para consumo próprio. Existem ainda inúmeras sobremesas deliciosas, como o bolo de sementes de papoila ou o cheesecake.

Programas AFS disponíveis para este destino: