As correntes do golfo permitem que os Noruegueses aproveitem o seu verão escandinavo nas praias do sul. Nas costas do norte, contudo, os veraneantes são as morsas e ursos polares. Na próspera e cosmopolita Noruega, também existe tranquilidade nas pequenas vilas, onde veneráveis igrejas são os mais antigos edifícios em madeira. Apesar de reservados, os Noruegueses são bem dispostos e aficionados dos desportos de inverno.

Famílias de Acolhimento e comunidade local

A maioria dos/as estudante AFS é acolhida em pequenas comunidades rurais com uma população de menos de 20.000 pessoas. Os pais e mães de acolhimento esperam que os jovens sejam independentes e é comum os irmãos e irmãs de acolhimento trabalharem em “part-time”. O fim-de-semana é destinado a passar tempo de qualidade em família.

Escola

A maioria dos/as estudantes AFS frequentam o Ensino Secundário na área de estudos gerais. É comum as escolas secundárias não oferecerem actividades extracurriculares, mas os jovens participarem activamente em actividades fora da escola, como teatro, música ou desporto. A comunidade escolar norueguesa valoriza a proactividade, por isso o/a estudante deverá esforçar-se por ser indentepende e não esperar lembretes constantes para cumprir os seus deveres. É também expectável que o jovem desenvolva uma relação informal com os professores e que os trate pelo nome próprio.

Língua

A língua oficial da Noruega é o norueguês, uma língua germânica semelhante ao dinamarquês, sueco e islandês, que tem duas formas oficiais de escrever: “bokmål” (norueguês padrão) e “nynorsk” (novo norueguês). A AFS poderá partilhar links e materiais para apoiar na aprendizagem da língua e a escola de acolhimento poderá incluir o/a estudante nas aulas de Norueguês para estrangeiros.

Alimentação

Um dos alimentos mais populares na Noruega é o peixe, embora também se aprecie carne, batatas, vegetais, leite, queijo, e vários doces. Ao pequeno-almoço é comum optar por fatias de pão com diferentes coberturas. O jantar é a refeição principal do dia e o prato nacional preferido são almôndegas com batatas e molho. A população gosta de pratos tradicionais, mas a cozinha internacional tem sido influente nas últimas décadas, existindo diferentes pizzas, massas e “tacos” noruegueses.

Uma publicação partilhada por @chanissara__ a

Programas AFS disponíveis para este destino: