Hong Kong é uma cidade moderna, movimentada e densamente povoada com um horizonte impressionante de prédios altos. Apesar do seu estatuto como um dos principais centros financeiros e comerciais da Ásia, podes encontrar imensas lojas de ervas medicinais, cartomantes, carrinhos de mão e pássaros em gaiolas que são levados para passeios nos parques da cidade. Hong Kong é a casa de inúmeras religiões e tradições – com influência na cultura chinesa e britânica.

 

Os jovens em Hong Kong levam a educação muito a sério. Normalmente passam o tempo livre com a família ou a visitar parentes próximos. Há imensos clubes (equipas de netball, clube de atletismo, sociedade de debates, clube de teatro, clube de história, etc.) e actividades extracurriculares onde podes fazer novos amigos. O karaoke é comum em saídas à noite com os amigos!

 

Família de acolhimento e comunidade local

Provavelmente irás viver numa área urbana no continente ou em outras áreas afastadas. É comum os pais trabalharem por longos turnos e que os avós vivam com a família de acolhimento num apartamento pequeno. É muito importante respeitar as vontades dos pais e o tempo com a família de acolhimento. Durante a semana as famílias preferem comer juntos em casa. Aos fins de semana podes esperar jantar fora, especialmente ao Domingo yum cha (almoço) e viajar pela China Continental.

Escola

Irás frequentar a escola secundária e as aulas serão leccionadas em Inglês ou em Chinês. As escolas secundárias públicas têm disciplinas obrigatórias e outras opcionais, tais como turismo, música ou literatura chinesa. A escola segue uma orientação académica rígida, intensa e exigente. O ano lectivo decorre de Setembro a Julho. A maior parte das aulas são em forma de palestra e os estudantes usam farda.

Uma publicação partilhada por @afshkg a

A photo posted by 曾素盈/Antonia (@ann_jv) on

Língua

Tanto o inglês como o chinês (a maioria das vezes o cantonês) são as línguas oficiais em Hong Kong. Deves ter um nível básico de inglês antes da tua experiência de intercâmbio e estar preparado para aprender Cantonês. A AFS irá providenciar aulas de cantonês no início da tua experiência.

Alimentação

Hong Kong oferece inúmeras iguarias ao teu gosto. Uma refeição normal consiste em peixe, carne, ovos, vegetais e arroz ou noodles, a maior parte dos pratos são salteados ou cozidos a vapor. Saladas, vegetais crus e lacticínios como leite e queijo, estão disponíveis em Hong Kong, mas não são muito comuns. Muitos estudantes levam o almoço de casa com arroz e carne.

A photo posted by 嚴君意 (@chiaradugo99) on

Programas AFS disponíveis para este destino: