Holanda é um País conhecido pelos seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijo gouda, artistas visuais e bicicletas. Em todos os aspectos a sua cultura caracteriza-se por valores tradicionais, virtudes civis e tolerância social. Possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano da Europa e é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo. A educação, saúde e segurança são considerados direitos essenciais. O país possui uma das economias capitalistas mais livres do mundo — 15ª posição entre 177 países de acordo com o Índice de Liberdade Económica em 2014.
Em todos os aspectos é uma cultura de horizontes bem largos, desde a paisagem à mentalidade do povo.

Os/as jovens gostam de se encontrar com os amigos em clubes de hobbies ou clubes desportivos (futebol, ténis, voleibol ou hóquei). Durante o inverno a patinagem é comum; no verão, gostam de ir velejar, caminhar e nadar. Em geral os/as jovens holandeses/as trabalham em part-time aos fins de semana.

Famílias de Acolhimento e comunidade local

Os/as estudantes AFS poderão ser acolhidos em qualquer zona da Holanda, mesmo em vilas mais pequenas, e existem muitas regiões rurais, principalmente no norte. No entanto, é fácil chegar a cidades maiores próximas através da rede de transportes públicos que está muito bem organizada. Também é habitual as pessoas deslocarem-se de bicicleta! Durante as refeições em família, é comum partilhar as aventuras do quotidiano. É também esperado que o/a estudante AFS participe nas tarefas domésticas e que mantenha os seus pertences arrumados.

Escola

As notas e os interesses do/a estudante AFS irão determinar qual o tipo de Escola Secundária que o/a estudante vai frequentar. As aulas decorrem das 8 às 16 horas. As escolas holandesas apostam num ensino de proximidade e autonomia, onde os alunos desenvolvem estudos e pesquisas em grupos de trabalho ou individualmente. Desta forma espera-se que os/as estudantes aprendam a resolver conflitos e a trabalhar em equipa.

Língua

O holandês é falado em toda a Holanda e a AFS irá disponibilizar um curso de línguas para apoiar na aprendizagem da língua. Os/as estudantes que forem acolhidos em Friesland, uma província no norte do país, podem ainda aprender frísio – a língua regional oficial falada naquela província. Ter um conhecimento básico de Inglês poderá ser útil.

Alimentação

A gastronomia holandesa é simples, nutritiva e representa uma mistura de estilos de cozinha europeia. Durante a semana, os membros da família tomam o pequeno-almoço individualmente tendo em conta os seus horários, mas os jantares e os pequenos-almoços de Domingo são muitas vezes o momento mais importante para as famílias se reunirem. Uma refeição típica consiste em carne ou peixe com batatas e molho de vegetais. As sopas e legumes são óptimos. Para os/as mais gulosos/as, existem ainda passas, chocolate, pudins, bolachas com calda doce e ainda, o famoso alcaçuz holandês!