A Finlândia foi governada pela Suécia e mais tarde pela Rússia, pelo que a sua cultura, em específico a gastronomia, absorveu as influências de ambos os países. No entanto, a Finlândia é de muitas formas um país único. A língua é desafiante, a arquitectura é distinta e a sociedade homogénea. Apesar dos Finlandeses serem reservados, adoram partilhar a sua herança cultural com os estrangeiros e promovem centenas de festivais artísticos. São também os líderes internacionais em tecnologia. O Fórum Económico Mundial classificou a Finlândia em primeiro lugar em termos de saúde ecológica, e o norte do país junto do Círculo Árctico é a última fronteira da Europa.

Família de acolhimento e comunidade local

Na Finlândia a família é muito importante, e todos partilham as tarefas domésticas.

Escola

A Finlândia é conhecida por ter um dos melhores sistemas educativos do mundo, por isso a escola poderá representar uma oportunidade envolvente e ao mesmo tempo desafiante. O/a estudante AFS irá frequentar uma escola secundária pública (“lukio”), com um ano lectivo dividido em 5 ou 6 semestres, a decorrer entre meados de Agosto até ao final de Maio. O currículo escolar oferece as seguintes disciplinas: Finlandês, Sueco, Línguas estrangeiras, Matemática, Ciências, Psicologia, Arte, Música, História e Geografia. Não há necessidade de ser muito formal com os/as professores, que por vezes preferem ser tratados pelo seu primeiro nome.

Língua

O finlandês é a língua oficial da Finlândia. O sueco é também uma língua oficial e ambos são falados em áreas bilingues. A AFS irá apoiar o/a estudante de intercâmbio com materais para aprendizagem da língua antes da partida ou tenta encontrar cursos de língua para os primeiros meses da sua experiência no estrangeiro. Ter um conhecimento das bases de Inglês poderá ser uma ajuda.

Alimentação

As refeições na Finlândia podem ser encaradas de uma forma mais despreocupada, por isso nos dias de semana é comum os/as estudantes poderem preparar as suas próprias refeições. Aos fins-de-semana as famílias aproveitam para reunir-se ao jantar e falar sobre a semana que passou. As refeições são simples mas nutritivas, e incluem carnes, peixes, batatas, massas, pão e produtos lácteos. O café é uma bebida muito popular, mesmo entre os adolescentes, e é muitas vezes tomado com um pão de trigo doce chamado “pulla”.

Programas AFS disponíveis para este destino: