As Filipinas são o único país da Ásia predominantemente católico e foi também o primeiro país asiático a adoptar um regime democrático, em 1946. Aproximadamente 5.000 das suas 7.107 ilhas estão inabitadas.
Porque anteriormente as Filipinas foram governadas por outras nações, primeiro pelos espanhóis e mais tarde pelos norte-americanos, a sua legislação e culturas reflectem diferentes influências. O inglês, por exemplo, é uma das línguas oficiais, sendo a outra o Tagalog. Os Filipinos são calorosos, optimistas, hospitaleiros e muito curiosos em relação ao desconhecido. São entusiastas em tudo, especialmente na música, basquetebol e lutas de galos, e levam a vida com muita calma.

Família de acolhimento e comunidade local

É provável que o/a estudante seja acolhido numa área urbana, como a capital de uma província Filipina. A vida familiar é muito estimada e o círculo familiar inclui muitas vezes a família alargada.

Escola

É comum os/as estudantes frequentarem escolas particulares mistas – para rapazes e raparigas. O ano lectivo decorre entre Junho e Março, de segunda a sexta-feira (das 7:00 às 17:00). Em geral o currículo escolar inclui disciplinas como Inglês, Matemática, Ciências, Filipino, Humanidades, etc. A maioria das aulas são leccionadas em Inglês e os estudantes usam uniformes. As escolas organizam ainda diversas actividades extracurriculares, como debates, exposições, jogos e oficinas.

Língua

As línguas oficiais da Filipina são o Inglês e o Filipino. No entanto, existem ainda entre 120 a 175 idiomas e dialectos que são utilizados dependendo do contexto. Em geral o Filipino e o Inglês são utilizados na escola e na vida cotidiana, mas em meios rurais as pessoas não falam muito bem Inglês. Ter um conhecimento básico de Inglês será útil, mas o/a estudante de intercâmbio terá acesso a aulas de língua dinamizadas pela AFS. Em caso de necessidade, voluntários/as locais podem ainda organizar um plano de estudos para a aprendizagem de outros idiomas locais.

Alimentação

A culinária filipina é uma das mais ricas do mundo, contando com influências de diferentes povos que acompanham a sua História, como é o caso dos malaios, espanhóis, mexicanos, árabes, chineses, americanos, indianos e japoneses. Diferentes regiões e ilhas do país têm também os seus próprios sabores e produtos. O alimento mais importante é o arroz, que normalmente é servido em todas as refeições. Os pratos poderão variar entre receitas simples como peixe frito e arroz ou mais elaboradas, como as paelhas com arroz, feijões, carne, caracóis e temperos. O paladar filipino tende a favorecer sabores mais fortes, mas a cozinha não é tão picante como a dos seus vizinhos.

Programas AFS disponíveis para este destino: