Como nação de imigrantes, a cultura americana é uma combinação única de muitas culturas trazidas de todo o planeta. Embora os americanos partilhem certos traços comuns, tais como o valor do trabalho árduo, a independência e um estilo directo de comunicação, a diversidade cultural está presente em cada rua. O mundo de Hollywood nem sempre representa a vida americana, e muitos participantes descobrem um país com menos violência, riqueza e abertura daquele que imaginavam. Estão garantidas a diversidade de paisagens, climas e estilos de vida que nos trazem a grande riqueza dos EUA.

Família de Acolhimento e comunidade local

Os/as estudantes AFS poderão ser acolhidos em qualquer zona dos Estados Unidos, mas a maioria dos AFSers vive com famílias em áreas suburbanas ou em pequenas cidades. Não existe uma Família de Acolhimento norte-americana “típica” – as Famílias de Acolhimento podem ser afro-americanas, hispânico-americanas, asiático-americanas ou descendentes de uma variedade de nacionalidades e etnias europeias. As regras domésticas, rotinas e horários das refeições poderão ser diferentes dependendo da família, por isso é importante estar aberto ao estilo de vida de cada família de acolhimento. Em geral, é expectável que os/as estudantes AFS ajudem a preparar refeições e a lidar com outras tarefas domésticas. O jantar é considerado a principal refeição do dia, embora por vezes os membros da família tenham de comer em horários desfazados devido ao seu horário escolar ou laboral.

Escola

O ano lectivo decorre desde Agosto ou Setembro até Maio ou Junho, conta com dois semestres e em geral com aulas das 8h às 15h e, na maioria das Escolas Secundárias públicas, o uso de uniformes é necessário. No entanto, procedimentos, horários, áreas de estudo ou disciplinas obrigatórias variam muito de escola para escola. No início do ano lectivo, os/as estudantes poderão encontrar-se com um conselheiro que os irá ajudar a escolher cinco ou seis disciplinas para cada semestre.

Língua

Nos Estados Unidos a língua oficial é o Inglês, mas muitas pessoas falam também espanhol ou outra língua, dependendo da sua origem familiar. O/a estudante AFS deverá ter conhecimentos prévios de Inglês.

Alimentação

Nos Estados Unidos é possível encontrar os populares hambúrgueres, frangos para churrasco, pizzas, massas, saladas e sushi, mas também muitos alimentos étnicos de todos os sabores – mexicano, italiano, chinês, tailandês, japonês, grego, entre outros! Entre as iguarias mais apreciadas constam cachorros-quentes, sopa de mariscos, torta de maçã e batata-doce.

Programas AFS disponíveis para este destino: