A Eslováquia é uma das nações da União Europeia com maior crescimento, grandes avanços na indústria e uma baixa taxa de desemprego. Embora exista uma grande tendência de migração para as cidades, ainda possui uma população rural significante que preserva a forte cultura e o modo de vida eslavos. A paisagem eslovaca é maioritariamente constituída por montanhas (muito procuradas para a prática de esqui), densas florestas, belos lagos e vales inesquecíveis. Situada no preciso centro geográfico da Europa, com inúmeras fortalezas, vilas e grutas únicas no mundo, é um país com um largo património que merece ser visitado.

Os jovens na Eslováquia gostam de passar tempo ao ar livre, a praticar desportos, especialmente futebol. Existe pelo menos uma equipa de futebol em cada aldeia e cidade. O hóquei no gelo também é popular.

Família de Acolhimento e comunidade local

O/a estudante AFS poderá ser acolhido/a numa pequena cidade ou vila da Eslováquia. As famílias gostam de fazer actividades em conjunto, como ver filmes, fazer caminhadas, acampar ou assistir a festivais locais ou outros eventos culturais.

Escola

Em geral os/as participantes AFS frequentam um “gymnasium”, uma escola secundária de preparação para a universidade. As aulas decorrem das 8h00 às 14h30, de segunda a sexta-feira. O currículo inclui aulas de Língua eslovaca, duas línguas estrangeiras, História, Arte e Cultura, Educação Física, Matemática, Biologia, Química e Física. A escola poderá ser percepcionada como uma instituição mais formal, quando comparada a outros países.

Língua

A língua oficial é o eslovaco, que se encontra intimamente ligada a outras línguas eslavas do oeste – principalmente o checo – recebendo ainda outras influências do latim, alemão e inglês. A AFS irá disponibilizar materiais de aprendizagem de línguas para os primeiros tempos do intercâmbio.

Alimentação

A gastronomia eslovaca é muito baseada em refeições de carne acompanhada de dumplings ou batatas. O prato nacional é o “Bryndzové halušky”, dumplings de batata com queijo de ovelha e bacon. A maioria das refeições é composta por muito pão e legumes. A doçaria é também deliciosa. O vegetarianismo não é muito comum, mas é possível encontrar alternativas ao consumo de carne.

Programas AFS disponíveis para este destino: