A população do norte da Bélgica fala flamengo, uma língua germânica, e tende a ser mais formal e reservada do que a população do sul da Bélgica, que fala francês. As vilas mantêm uma impressionante arquitectura medieval e as cidades como Gent, Antuérpia e Bruges competem com muitas cidades europeias.
A região da Flandres é o destino perfeito para os amantes da música: anualmente milhões de pessoas deslocam-se a esta região para participar num dos 280 festivais de música existentes. Os belgas, em geral, são pessoas bastante activas e despreocupadas, com uma boa disposição contagiante que nos encoraja a aproveitar a vida ao máximo.

Família de Acolhimento e comunidade local

A população belga é reconhecida pela sua tolerância, flexibilidade, humildade e mente aberta. Na Bélgica valoriza-se ainda o trabalho, a disciplina, a privacidade, a segurança e o conforto. Os transportes públicos são organizados e seguros e as bicicletas são meios de transporte comuns, o que permitirá aos/às estudantes conhecerem facilmente a sua comunidade local. O/a estudante AFS poderá ser acolhido em áreas suburbanas ou rurais.

Escola

Em geral os/as estudantes AFS são matriculados em escolas secundárias públicas de ensino geral, mas é possível também frequentarem escolas secundárias de ensino profissional. A maioria das aulas decorre a partir das 8h até às 16h ou 17h, com a tarde de quarta-feira livre. Na Bélgica é comum os jovens estarem focados no seu percurso académico e estudarem com afinco. As disciplinas base incluem Flamengo, Matemática, História, Geografia, Ciências, Religião ou Ética e Educação Física.

Língua

Na Bélgica Flandres fala-se Flamengo, mas muitas pessoas falam também Francês e Inglês. De qualquer forma a AFS disponibiliza um curso de línguas online para estudar antes e durante o intercâmbio e aulas durantes as primeiras semanas do Programa AFS. Para o começo é útil que o/a estudante saiba falar Inglês.

Alimentação

A gastronomia belga abrange muito mais do que bons chocolates e cerveja. Na Bélgica é ainda possível disfrutar de “waffles”, batatas fritas, marisco, guisado de carne com babatas e pão. A maioria das famílias considera importante fazer refeições em conjunto, especialmente ao jantar.

Programas AFS disponíveis para este destino: