Reconhecido mundialmente pela sua rica história cultural, celebrações festivas e locais históricos, a Alemanha conta ainda com uma vibrante cena artística e é pioneira nos campos da energia renovável e da conservação. O país estende-se desde as planícies agrícolas no norte, passa pelas colinas no centro até aos Alpes no sul. Os alemães são famosos pela sua precisão, pontualidade e debates públicos sobre política, cultura, desporto ou questões ambientais.

Família de acolhimento e comunidade local

O/a estudante AFS poderá viver em áreas urbanas ou rurais. Na Alemanha, a vida familiar é importante, mas o/a estudante poderá ter a possibilidade de desenvolver uma vida um pouco mais independente do que noutros países – os jovens são encorajados a cuidar dos seus próprios assuntos. Em geral, todos os membros da família (incluindo o/a estudante AFS) partilham as tarefas domésticas.

Escola

Normalmente os/as participantes AFS frequentam uma escola secundária chamada “gymnasium”, com aulas a decorrer a partir das 7h30 ou das 8h30 e a terminar entre as 14h e as 16h. As aulas são interactivas e é esperado que os/as estudantes intervenham activamente nas aulas e nos debates.

Língua

O alemão é a língua oficial da Alemanha. Os/as estudantes AFS terão acesso a um curso de língua e aulas suplementares com o apoio do voluntariado dos núcleos AFS locais.

Alimentação

Em geral, a cozinha alemã é muito rica e difere de região para região. Alimentos populares incluem carnes vermelhas, aves, peixe servido com batatas, dumplings, noodles, arroz e legumes. São ainda famosos os muitos tipos de pão, bolos como o “Schwarzwälder Kirschtorte” (“bolo da floresta negra”) e café. Antes da refeição, é comum as famílias desejarem: “Guten Appetit”. Faz-se uma refeição quente pelo menos uma vez por dia. As refeições são servidas em horas específicas, e todos os membros da família jantam juntos e ao mesmo tempo.

Programas AFS disponíveis para este destino: