O Programa AFS – Famílias de Acolhimento é uma experiência de intercâmbio em que uma família acolhe voluntariamente em sua casa um/a jovem estrangeir@ que vem estudar durante um trimestre, semestre ou ano lectivo numa Escola Secundária em Portugal.

Uma espantosa viagem cultural para toda a família

Acolher um/a estudante internacional em casa é uma excelente oportunidade para conviver com um/a estudante de uma cultura diferente, partilhando o dia-a-dia da sua própria cultura e conhecendo melhor uma cultura de outra parte do Mundo. Desde as refeições aos passeios, tudo representa uma oportunidade para descobrir e valorizar as diferenças culturais! #AFSeffect
HF_ADV

Acolha novas culturas

O Programa de Acolhimento AFS é uma forma de partilhar e trocar novas referências culturais. Permite apreciar e aprender com novas culturas, valores e tradições, conhecer novas formas culturais como comida, música ou desporto e revisitar a própria cultura!

 

HF_CHANGE

Acolha a mudança

Acolher um/a estudante AFS em sua casa contribui para promover um espírito de abertura e tolerância no seio familiar, para aprender a lidar com situações desafiantes e transformá-las em oportunidades de crescimento e para ganhar sensibilidade para assuntos globais!

 

HF_DISC

Acolha um novo membro na família!

O/a estudante estrangeiro/a será um novo membro na família de Acolhimento, com plenos direitos e deveres, partilhando as alegrias, problemas e tristezas da família! As experiências AFS criam relações e laços que duram uma vida inteira!

 

O que é uma Família de Acolhimento?

Desde 1956 que a Intercultura-AFS Portugal convida famílias de norte a sul do país e ilhas, a acolherem estudantes estrangeiros de intercâmbio em sua casa. As Famílias de Acolhimento são consideradas um elemento chave para o bem-estar do estudante AFS, oferecendo muito mais do que as refeições e a casa.

Apoiadas por voluntári@s dedicados, núcleos AFS locais e staff, as famílias ajudam os estudantes a integrarem-se na sua nova escola e na comunidade, a fazer novos amigos, a aprender uma nova língua e a desfrutar da sua experiência intercultural. A partilha de diferentes culturas no seio familiar irá criar relações para o resto da vida!

Processo de candidatura

STEP1

Saiba mais e inscreva-se!

O processo de recrutamento de famílias é contínuo, por isso, em qualquer altura do ano pode fazer a sua inscrição! Preencha o formulário de inscrição disponível abaixo e conheça o perfis d@s estudantes AFS através do nosso blogue acolhaestudantesafs.org!

Inscreva-se já!
STEP2_HF

Entrevista e selecção!

Disponibilize-se para agendar uma entrevista presencial, em sua casa, com um dos nossos voluntários, em dia e hora mais conveniente para todos. O/a voluntário/a entrará em contacto consigo.

STEP3

Prepare-se para acolher!

Participe numa sessão de orientação para Famílias de Acolhimento! Conheça a missão da Intercultura, os nossos objectivos educacionais e mergulhe nesta viagem intercultural com o acompanhamento e apoio personalizados, antes, durante e após a experiência, por parte de voluntários/as ou membros do staff com formação e experiência!

STEP4_HF

Bem-vind@!

Acolha o/a estudante AFS partilhando a sua casa e o seu mundo! Seja bem-vindo/a à Maior Família do Mundo: A Família AFS!

Quem são os estudantes AFS?

Um estudante AFS é um/a jovem, entre os 15 e os 18 anos de idade, que tem a motivação e as capacidades necessárias para enfrentar esta grande aventura intercultural. Todos os estudantes AFS passam por um processo de selecção e orientação antes de partirem.

Ao preencher a Ficha de Inscrição para famílias de acolhimento estarão a traçar um “retrato” da vossa família e irão definir algumas preferências relativamente ao/à jovem a acolher. A família também terá acesso aos perfis e fichas biográficas dos/as estudantes de forma a poder conhecê-las um pouco melhor.

Conheça mais a fundo o perfil d@s estudantes AFS estrangeiros em:

acolhaestudantesafs.org

Como apoiamos as Famílias de Acolhimento?

SUPP_HOUSE

Apoio local

Voluntariado local experiente e staff da Intercultura acompanham as Famílias de Acolhimento nos seus desafios interculturais e preparam-nas para dar as boas-vindas ao novo membro da família!

SUPP_24

Contacto de emergências 24h

Contacto para emergências disponível 24h, apoio do escritório nacional da Intercultura em dias úteis e seguro médico, caso sejam necessários cuidados de saúde.

SUPP_PERSON

Voluntário/a de Contacto

Os/as estudantes AFS irão ser acompanhados por um/a voluntário de contacto que terá a responsabilidade de contactar a Família de Acolhimento e o/a estudante uma vez por mês para um acompanhamento personalizado.

SUPP_ORIENT

Aprendizagem intercultural

A Intercultura irá proporcionar momentos de orientação às Famílias de Acolhimento, para integrar o seu encontro com o/a estudante AFS como uma experiência de Aprendizagem Intercultural.