Tornámo-nos família de acolhimento em 2002 após um voluntário AFS nos entregar um conjunto de panfletos para lermos em casa porque achava que seria uma “experiência boa” para nós. Depois de lermos a informação atentamente e conversarmos com os nossos filhos, embora vacilantes, decidimos acolher um dos estudantes cujos perfis nos foram enviados.

Nas vésperas da chegada desse estudante, começámos a ficar um pouco preocupados com a experiência em que estávamos prestes a embarcar mas, passados 16 anos, acreditamos que esta tenha sido uma das melhores decisões que tomámos até hoje. Desde então recebemos 9 estudantes AFS. Por nossa casa já passaram estudantes da Islândia, França, Bélgica, Noruega, Alemanha e Itália. Agora é quase um acto normal!

Entretanto, há uns anos o nosso filho casou e tivemos o grato prazer da presença de alguns destes nossos “filhos” acompanhados de alguns familiares! Também fomos ao casamento de dois deles!

Neste momento acolhemos a Anna da Dinamarca que já nos conquistou com a sua boa disposição constante. Ela vem cheia de vontade de aprender a língua e de participar nas tarefas domésticas. Adora ir ao quintal colher tomates e fruta. Chega a casa da escola sempre cheia de vontade de partilhar como correu o dia.

Ainda na sua primeira semana em Portugal a Anna teve oportunidade de conhecer as duas últimas estudantes que tínhamos acolhido, a Irene (Itália) e Chelsea (Bélgica). Foi uma semana bem animada e a Irene e a Chelsea fizeram questão de ajudar a Anna na sua integração. Foram com ela à escola, apresentaram-lhe alguns colegas, mostraram qual o autocarro que a Anna devia apanhar e ainda lhe deram umas aulas de português.

Cada estudante que passou cá por casa tem um lugar especial no nosso coração! A nossa família foi crescendo e os nossos horizontes foram alargando. Aprendemos imenso sobre a importância do diálogo, tornámo-nos mais tolerantes, ganhámos mais respeito pela diferença e ficámos mais curiosos quanto ao mundo que nos rodeia. Ao mesmo tempo fomos descobrindo mais da nossa própria cultura pelos olhos dos estudantes que acolhemos.

Vários foram os anos em que não planeávamos acolher, mas o telefonema da AFS a pedir para sermos família temporária despertava sempre a vontade de ser a família de acolhimento permanente do estudante. Já sabíamos que iriamos criar laços afectivos rapidamente.

Tem sido um privilégio receber estes estudantes na família e passar a fazer parte da vida deles. A despedida é sempre dolorosa, mas fica sempre a certeza das visitas no futuro para colmatar as saudades!

Carmen T. & Vítor F.
Família de Acolhimento de uma Estudante AFS Dinamarca
2018- 2019