“The Foreign Exchange Student from “Portugal”

“Então pronto, agora só voltas daqui a 10 meses não é?” – esta foi uma das últimas coisas que eu ouvi no aeroporto. Foi também o momento em que tudo caiu em cima de mim.

O meu nome é António Albuquerque, eu fiz a minha experiência AFS nos Estados Unidos, mais concretamente Los Angeles, a metrópole no sul da California. Bem, antes de tudo mais, não comeces a achar que vais lá parar, porque as probabilidades não estão contigo. O que vale é que são as pessoas que fazem a experiência, e não o sítio, por isso.

Los Angeles em si, é conhecida pela a enorme quantidade de trânsito, o facto de ser tudo gigante e, claro, estar sempre demasiado calor. Eu estava num subúrbio chamado La Cañada Flintridge em que, o único problema mesmo, era a vida selvagem, tendo, por exemplo encontrado dois ursos no meu quintal. A minha zona era também conhecida pelas boas escolas, por isso foi um bom sítio para alguém como eu começar do 0.

O que marcou a minha experiência foi a minha família e os meus amigos. Viver na casa de alguém que não conheces durante um ano é bem mais difícil do que parece, e foi complicado às vezes, mas tivemos sempre a capacidade de comunicar e passar as diferenças culturais. Agora, passados 10 meses, considero a minha família americana, a minha segunda família. Quanto aos meus amigos? É como os conhecesse desde que nasci!

Toda a gente, no início, adora o aluno novo, especialmente quando descobrem que és estrangeiro; mesmo que o fator novidade tenha passado, sinto que fiz lá melhores amigos e que aquelas pessoas hão de ficar na minha vida para sempre.

Não foi o facto de ter estado do outro lado do mundo um ano, mas sim ter vivido com pessoas diferentes, ter presenciado um sistema de educação diferente, ter visto desportos novos ou até ter convivido com pessoas que ouvem música diferente que me fez abrir a cabeça e crescer enquanto um cidadão do mundo, e tornar-me uma pessoa diferente do que a que foi.

Repetiria a minha experiência AFS toda, e é algo que toda a gente deveria poder fazer. Não há comparação, e isso sente-se nas horas passadas a chorar nas vésperas de se ir embora. É impressionante pensar como é possível conviver e amar com pessoas iguais a nós num país diferente, numa cultura diferente. Um ano no estrangeiro fez me ver a vida a acontecer ali, todos os dias, à frente dos meus próprios olhos.

Shoutout também para a formação que a AFS Portugal me deu, tendo-me dado bastantes ferramentas que serão úteis para a minha vida e todos os grandes amigos que fiz no meu grupo AFS, que foram sem dúvida pilares no sucesso da minha experiência, estando lá sempre como conselheiros e amigos.

Ter saído da minha zona de conforto foi a melhor decisão que alguma vez fiz. Não deixes fugir esta oportunidade!”

António A. 
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Estados Unidos