Olá, sou a Carolina, tenho 17 anos e estou na Holanda há 5 meses. Nem acredito que já passaram 5 meses, nunca pensei que o tempo fosse passar tão rápido! Toda a gente me dizia que o tempo ia passar a voar e agora percebo como tinham razão.

Desde que cheguei que tenho uma ótima relação com a minha família de acolhimento, o que tornou tudo mais fácil. Mais difícil foi a adaptação à língua que, apesar de entender e de conseguir falar, é bastante diferente do português. Assim, foi frustrante ao início não conseguir entender o holandês, porque não conseguia comunicar com os amigos. Mas basta fazer um esforço e estudar para ultrapassar esse problema.

Estou a gostar muito mesmo de estar aqui na Holanda, aprendi imensas coisas e conheci novas pessoas e culturas. Também tive de me adaptar à cultura holandesa (por exemplo: jantar às 17:30 e andar todos os dias de bicicleta), mas consegui fazê-lo com facilidade.

Ainda faltam 6 meses e quero aproveitá-los ao máximo, conhecer mais pessoas e aprender novas coisas. Tem sido uma experiência do outro mundo, mas vale muito a pena!

Carolina Moreira
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Holanda