Sou a mãe de acolhimento do Arsenii, o meu menino de ouro. O nosso filho! Está a ser uma experiência incrível sob o ponto de vista humano, social, cultural e até emocional. O Arsenii rejuvenesceu-nos, somos uma espécie de pais a cheirar a avós mas ainda cheios de vigor.

A integração dele à nossa família foi muito fácil. Os meus filhos já não vivem connosco mas estão com ele com regularidade. O mais velho vive no Porto e todas as semanas vem cá jantar. O meu filho mais novo foi para França há dias mas esteve cá em casa com ele durante um mês. Levava-o à escola, iam ao cabeleireiro, ginásio. Tudo tão natural, é o nosso menino!

Na escola as coisas vão caminhando, está bastante integrado. Tem dificuldades com a língua portuguesa mas está a fazer progressos, dia após dia. Tem muitos amigos na escola com quem sai de quando em vez para ir ao cinema ou fazer outros programas como foi o caso da festa do Hallowen. Recomendo vivamente este intercâmbio, é uma riqueza maravilhosa.

O meu marido é quem mais cuida dele, leva-o e traz da escola. Fica com ele nas manhãs e tardes em que não tem aulas. Almoçam juntos nesses dias. Só faz 2 refeições na escola, nos dias em que o horário assim o exige. Não gosta da comida da escola, adora a comida que fazemos cá em casa. O meu marido é o cozinheiro. Fazem muita companhia um ao outro. E temos um cão, animal que ele gosta pois estava habituado com um na Rússia. Há dias disse-me com tristeza que o cão russo havia morrido. O meu marido e ele têm uma relação de pai/filho. Todos os dias fala com os pais e com o seu melhor amigo russo.

Tem aproveitado ao máximo para conhecer o Porto, Braga, Aveiro, Santa Maria da Feira e até Lisboa onde passou um fim-de-semana com um compatriota russo, também AFSer, em retribuição a uma visita sua feita ao Norte. Fomos também ao magusto na Casa do Jaime em Vila Nova de Gaia. O Barnabé que é francês, o Bank tailandês e o Jaime vieram cá a Vilela Paredes participar numa caminhada. Almoçámos todos cá em casa, 10 pessoas, parecia o Natal. Uma caminhada e almoço bastante internacional. No dia 30 de Novembro vamos a casa do Barnabé jantar, será a sua despedida já que está de partida. Nesse jantar estarão outros amigos também.

Juntem-se à família AFS e acolham um (a) estudante brasileiro (a) na vossa casa. Vão adorar!

Fátima e Gastão Costa
Família de Acolhimento AFS
2017, Paredes