Olá eu sou a Maria Serafina, venho do Porto, tenho 18 anos e estou no meu ano AFS na Alemanha, perto de Berlim, em Spreenhagen.

Bem, este primeiro mês e meio foi um reboliço de emoções! Tentei vir sem grandes expectativas, para que cada pormenor fosse uma surpresa, e assim foi! A primeira semana foi a pior! Todas as novidades… A língua nova (nunca tinha estudado alemão antes), a “nova” família, os novos amigos… Todo este reboliço mexeu muito comigo.

Vinha com a moral em grande a pensar que não ia sentir saudades, que era o melhor para mim (porque tentei não pensar muito quando estava em Portugal para não ganhar medos), mas quando cheguei aqui passou-me tudo pela cabeça! Mas tive uma sorte enorme… Uma “prima de acolhimento” que me acolheu melhor que uma irmã! Apresentou-me a todos os amigos e passou muito tempo comigo, foi sem dúvida um apoio muito grande. Ninguém imagina o quanto feliz fico quando algum deles me convida para almoçar, para ir a uma festa ou mesmo para os acompanhar a mudar de sala. Independente deste apoio que tive, tentei fazer “os meus próprios” amigos e correu bem! Estou muito feliz agora!

Relativamente AFS Alemanha… Tenho o melhor coordenador de distrito! Ele têm-me apoiado imenso com os pequenos impasses com a família, pois ainda não tenho voluntário de contacto. Já tivemos um fim-de-semana de recepção, que foi incrível! E uma viagem a Cracóvia (cinco dias, 11 alunos de intercâmbio e o nosso coordenador). Foi maravilhoso! Visitámos muitos lugares e como é imprescindível para quem está em Cracóvia, fomos a Auschwitz. Uma visita difícil, importante e emocionante, pois tinha uma rapariga no grupo que perdeu familiares lá. “Auschwitz remains more than just an importante lesson in history, as it is also a warning for the generation to come”.

Em suma, quero aproveitar o melhor que a cultura alemã tem para oferecer desde a organização à pontualidade, não esquecendo a descoberta e aprendizagem de uma nova língua.

Maria Serafina
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Alemanha