Bem primeiro apresentar-me: olá, sou o Henrique Oliveira, vivo em Oeiras, perto de Lisboa e estou agora a meio do meu segundo mês de intercâmbio na Argentina.

Vou-vos contar sobre a minha experiência até agora, mas para fazer isso tenho que contar também pelo que passei antes de cá chegar. Muito bem, então a experiência começa no momento em que se inscrevem, mas eu só me apercebi umas ou duas semanas antes de entrar no avião, que foi quando estava nas despedidas e essas lamechices todas com família e amigos, que não são mesmo nada fáceis.

Quando chegou o dia de viajar eu estava numa pilha de emoções que comecei a duvidar seriamente se sofria de bipolaridade ou não. A viagem foi longa até Buenos Aires; foi longa por isso tive tempo para arrumar essas ideias todas e convencer-me de que não há nada realmente importante com que me deva preocupar, porque o meu maior problema era arranjar amigos, mas isso arranja-se onde quer que se vá.

Quando finalmente cheguei, encontrei-me com os voluntários e o resto do gigantesco grupo de estudantes. No tempo de espera pelo autocarro para me levar até Tucúman, a província onde estou, deu para falar com outros “intercambistas” o que é um alívio porque apercebes-te que há mais gente como tu.

Agora o tema da família: não podia ter pedido por melhor família do que a que me calhou, fizeram-me sentir em casa desde o primeiro dia, o que ajudou muito à minha chegada, tive uma grande sorte.

Como, de certeza já ouviram falar, as pessoas da Argentina são muito quentes e convidativas, isto é totalmente verdade, no colégio, também, senti-me parte da turma assim que cheguei.

Posso dizer que esta experiência até agora tem sido das melhores de sempre, até porque ajuda a ter confiança para enfrentar depois a vida mais tarde, porque dá para se perceber que não é assim tão difícil adaptar-se a uma grande mudança.

Por último, quero dizer que se estiveres com dúvidas de fazer esta experiência, não as tenhas, não penses demasiado na decisão que estás a fazer, porque vai correr tudo bem de certeza. E quero também agradecer do fundo do coração à AFS por disponibilizar estas oportunidades às pessoas e por me aceitar na sua comunidade.

Obrigado.

PS: convido-vos a fazer a experiência na Argentina, não se vão arrepender nem um bocadinho.

Henrique Oliveira
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Argentina