Lembro-me que ontem a sola do meu sapato pisava Portugal. Hoje pisa território Americano.

Sonhei com esta experiência toda a minha infância, não havia uma pessoa que me conhecesse que não soubesse que o meu 12° ano iria se passar nos EUA. Cá estou eu em Ohio, nos subúrbios de Cleveland. Em Willoughby Hils!!

“Como está a ser? Conta tudo! ”

Está é a típica pergunta dos meus amigos portugueses. Meus queridos amigos é impossível responder-vos a uma pergunta tão vaga. Cada segundo desta minha nova vida é uma história para contar. Desde a ida ao supermercado com a mãe, que em Portugal seria um mero hábito, não mencionável, e que cá é todo um momento, à aula de história onde aprendi sobre o nascimento desta nação.

Apesar de me lembrar do dia de ontem, lá em Portugal, sinto que vivo cá há anos! Não me podia sentir mais confortável com a minha família! É extraordinário poder ter uma família do outro lado do oceano com quem contar!

A escola é igual aos filmes americanos, igualzinha! Por isso, sinto me uma pro em todas as situações porque passei a minha vida inteira a ver os típicos filmes nos “high school” americanos!

Algumas coisas que já tive a maravilhosa oportunidade de poder viver foram o concerto dos Coldplay!! Assim que cá cheguei, logo na primeira semana comprei o bilhete e lá fui eu, sozinha! Não me podia ter divertido mais foi uma ótima motivação para o ano que estava para vir!

Celebrar um feriado, género Santos Populares, no bairro italiano. Ir às cataratas do Niágara, a uma competição de “cheerleading” e andar no típico “school bus”!

Outra situação espetacular desta minha experiência até agora foi ter vivido a maior coincidência da minha vida! Há dois anos atrás, numa missão voluntária à Tanzânia conheci alguns americanos. Aleatoriamente, hoje vivo perto do Eric, um amigo meu dessa viagem! Amigo esse que há dois anos atrás pensei nunca mais ver! O mundo consegue ser tão grande mas tão pequeno ao mesmo tempo! Por isso aconselho ao máximo está experiência!

Através da minha experiência AFS ambas as minhas famílias (Portuguesa e Americana) e eu trazemos paz ao mundo partilhando as nossas culturas e demonstrando que é possível não só conviver no mesmo sítio mas realmente viver junto! Num mês já descobri tanto sobre mim mesma e passei a valorizar o meu país de uma maneira inexplicável.

Salta com ambos os teus pés e mergulha nesta aventura!

Joana Moser
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Estados Unidos