E assim se passou um mês! 31 dias que cheguei a este pequeno país. Posso seguramente dizer, que o número de qualidades, beleza natural e encantos para descobrir aqui, não são medidos proporcionalmente com o seu tamanho.

Tem sido um mês de descoberta, de habituar-me a uma escola muito liberal, a pessoas que não se dão a conhecer à primeira, mas que quando conseguimos atingir o seu fundo, são das melhores pessoas que podemos ter ao nosso lado, extremamente genuínas, de me habituar ao tempo completamente diferente do nosso, a dias gigantes, que muito brevemente se seguirão de dias curtos. De me habituar a ser a irmã mais velha de três reguilas, que seguramente na sabedoria da sua idade, me têm muito mais a ensinar do que eu alguma vez lhes poderei ensinar a eles. Um mês de novas experiências gastronómicas, de comer bolos maravilhosos, de descobrir novos sabores. Um mês de tentar aprender a língua dinamarquesa, e tentar perceber como é que é humanamente possível dizer letras como: “å,ø ou æ”.

Um mês de tentar explicar que não falo Espanhol, e que Portugal tem muitas qualidades a descobrir, porque tenho a Pátria sempre no coração.

Apesar de tudo, também foi um mês de saudades, palavra mais portuguesa que nunca, e que me faz viajar pela Europa até ao nosso cantinho plantado à beira mar, com um sol que nunca cessa em brilhar.

Estou feliz? Muito! E quem me dera poder expressar em palavras tudo o que eu estou a ganhar aqui (e foi só um mês).

Jeg er glad

Raquel Graça
Estudante AFS 2017/2018 | Portugal – Dinamarca

Inscreve-te já para o Programa AFS – Estudar no estrangeiro!