Parece que passou pouco tempo desde aquele dia de Setembro em que, nervosos, esperávamos por receber a Lisa, a nossa filha de acolhimento, chegada do Japão. O processo tinha começado uns meses antes, e aquelas horas de espera foram muito difíceis de gerir.

A Lisa chegou, com um sorriso tímido, e desde então faz parte da nossa família. Uma família alargada, tendo em conta que estamos também a viver esta experiência com uma sobrinha de acolhimento, a Maria Giulia, de Itália.

A Lisa integrou-se muito bem numa escola que a acolheu de braços abertos. Todos os colegas e professores têm sido incansáveis na sua integração na comunidade. É reconfortante saber que conseguimos partilhar esta vivência com outras pessoas do meio em que estamos inseridos, e que todos abraçaram sem hesitar esta nossa vontade.

Da Lisa, admiramos a coragem de deixar para trás a vida e a família, para viver este ano num ambiente completamente diferente daquele a que estava habituada. Toda a cultura, os hábitos, as relações, as interações são diferentes. A Lisa é extremamente educada e cordial, e mostra muita vontade em conhecer o nosso país. É compensador vê-la a apreciar genuinamente os locais que visitamos, e a deliciar-se com a nossa comida. A divertir-se em tradições que até agora desconhecia, como o Carnaval.

O tempo passa a correr. E queremos continuar a viver isto juntos. Com as devidas dificuldades inerentes, com o enriquecimento de superação que toda esta experiência nos devolve, todos os dias. Esperamos conseguir continuar a corresponder aquilo que a Lisa espera de nós. E esperamos que ela saiba e sinta que na, nossa casa e no nosso coração, haverá sempre lugar para ela…

Vera Angélico
Família de Acolhimento de uma estudante AFS do Japão
2017, Nazaré, Leiria