Ciao! O meu nome é Carolina e passei 3 meses em Florença, Itália. Voltei uma pessoa muito mais independente e confiante, conheci-me muito melhor a mim própria e, acima de tudo, voltei cheia de novos amigos e de histórias para contar.

A minha experiência começou quando decidi primeiro acolher uma estudante dos Estados Unidos durante 1 ano. Correu tudo muito bem, e por isso passado algum tempo comecei a pensar em ir eu também.

Falei com os meus pais, decidi inscrever-me, fiz os campos e dia 9 de Setembro embarquei no avião sem saber minimamente no que é que me ia meter, como é que ia ser a minha família ou a minha escola, como é que ia passar 3 meses longe de tudo o que conhecia e me era familiar. É claro que estava um bocadinho nervosa, com medo de me arrepender, mas fui na mesma. Ao início é tudo um desafio: a língua, o primeiro dia de aulas, apanhar o autocarro sozinha, tentar perceber os hábitos e rotinas da nossa nova família… Mas são tudo coisas que com o tempo se ultrapassam e que nos fazem crescer, e passado muito pouco tempo já me sentia completamente em casa.

Estes 3 meses, que tanto me pareceram 3 semanas como 3 anos, foram 3 meses em que aprendi e cresci mais do que em 17 anos, em que conheci pessoas fantásticas de todo o lado, em que tive a oportunidade de passear e de conhecer uma das cidades mais bonitas do mundo e em que ganhei uma perspectiva e uma forma de ver o mundo completamente diferente da que tinha antes. Foram 3 meses em que ri muito, em que pensei muito, em que percebi que existem emoções para lá da felicidade ou da tristeza. 3 meses em que me perdi mil vezes no meio de ruas e praças, em que vi as estrelas deitada no meio do chão, em que comi pizza enquanto via o melhor pôr-do-sol da minha vida com pessoas que há uns meses atrás eram desconhecidos mas que agora são dos meus melhores amigos, em que encontrei uma casa e uma família em pessoas que provavelmente nunca teria conhecido senão tivesse decidido arriscar. Pessoas de todos os lados do mundo e com quem vou ter uma ligação para o resto da vida.

Por isso o meu conselho é que arrisquem e que agarrem a oportunidade de conhecerem uma cultura muito para lá dos estereótipos e do que se vê numa viagem de uma semana, de construírem uma vida num sítio completamente diferente e de, aos poucos, se começarem a sentir em casa. Graças a este intercâmbio tive experiências que se calhar nunca iria ter em Portugal e aprendi a ultrapassar obstáculos e problemas por mim própria e a olhar e a apreciar as coisas de uma forma muito mais atenta e interessada. Grazie mille!

Carolina Manso | Estudante AFS Portugal 2016 | Portugal – Itália