Conhecemos a AFS através do jornal de Gondomar, onde vivemos, em notícia de Junho de 2015,e achámos que os seus valores se enquadravam nos nossos, o que nos despertou a curiosidade.

Como vimos que o mesmo apelava à necessidade de famílias de acolhimento, resolvemos explorar melhor este objectivo e valorizámos, sobretudo, a dedicação da AFS à formação de jovens mais libertos de estereótipos, melhor preparados para o Mundo Global.

Sendo a nossa primeira experiência, não quisemos ser muito ambiciosos e decidimos acolher uma estudante Italiana porque já temos algum conhecimento da cultura e hábitos deste povo.

A experiência está a superar as nossas expectativas porque a jovem é muito empenhada e divertida, aposta na sua formação mais liberta de preconceitos, ajudando os jovens lá de casa a seguir o mesmo caminho, tornando-se todos mais audaciosos e sem fronteiras, tal como o Mundo de hoje lhes exige, preparados para enfrentar o futuro em mudança.

Essencialmente, acolher esta estudante foi, para nós, motivo de:

– Podermos alargar os nossos horizontes culturais e afectivos;

– Combatermos as rotinas, diminuindo o nosso comodismo. Nós gostamos de desafios e odiamos o marasmo, a boa disposição da nossa jovem italiana trouxe-nos uma excelente vantagem à diversão de serões e os pratos da cozinha italiana ajudam em muito;

– Participarmos, activamente e fora do conforto doméstico, no Mundo, colaborando com a formação de jovens, incluindo os da família. Os nossos filhos que, inicialmente, tiveram algumas reservas ao “estranho” em casa, acabaram por valorizar a presença desta jovem italiana, passando a repartir mais os momentos e conhecimento, contribuindo para o enriquecimento mútuo, ficando a saber que em Itália não se come apenas pizza e queijo, entre muitos outros factores interessantes e diferentes …?!

Família Moura | Família de Acolhimento AFS
2016, Gondomar