Olá, sou a Renata e venho da Polónia.

Estou em Portugal já há quase um ano (desde Setembro) e nem posso imaginar que daqui a dois meses vou voltar para a Polónia.

O tempo passou rapidamente, ainda me lembro do primeiro dia na minha nova família, primeiro dia na nova escola, primeira semana em Portugal e os meses seguintes. E ainda continuo a pensar que tenho muito tempo para fazer tudo o que queria fazer no início mas sei que isso não é verdade.

Antes de vir para Portugal fiz uma lista das coisas que gostava de fazer e os sítios para visitar. Não posso dizer que já tinha feito tudo e também estou ciente que não vou conseguir fazer tudo.

Mas sendo uma estudante estrangeira deve-se ter sempre a consciência do tempo passar, sabe-se bem que não vamos ficar nesse país por tempo infinito e por isso temos que aproveitar cada minuto que nos é dado.

Mas o que torna o intercâmbio uma experiência tão única, são os momentos inesperados. As coisas que nunca terias provado se não mudasses a tua vida completamente e fosses viver para um país desconhecido.

Para mim uma destas coisas era uma peregrinação a Fátima! Na verdade, nunca na minha vida imaginava participar numa peregrinação e tenho a certeza que nunca ia participar numa vivendo na Polónia.

Posso comparar estes 3 dias de caminhada a Fátima à experiência AFS.  A verdade é, que no ínicio da peregrinação não conhecia muitas pessoas, a maioria delas vi a primeira vez na vida, mas depois de um bocado de tempo comecei a sentir-me tão confortável como na família. O sentimento de união entre todos os participantes, de amizade, de fé e de confiança fez me lembrar o primeiro campo AFS em Portugal .

Como os programas de intercâmbios, particularmente o programa AFS que têm por objetivo propagar a diversidade cultural e contribuir para a paz no mundo e melhor compreensão dos outros, também a religião une as pessoas. Ela faz-nos mais abertos ao mundo, mais fortes  e mais agradecidos por tudo que nos traz a vida.

Renata Czyżewska, estudante AFS 2015/16
Programa AFS Polónia-Portugal