A minha filha Maria ia para os EUA fazer o 12º ano (através do Programa de intercâmbio AFS) e resolvi ser família de boas vindas (família que recebe os estudantes pelo período máximo de 1 mês, enquanto a AFS procura uma família definitiva). Só faltava encontrar famílias para estudantes rapazes. Perguntou à AFS se podia ser mexicano. Respondi que sim. A única indicação dada à AFS foi que o estudante deveria estar no 11º ano para estar mais tempo no liceu, fazer amigos e arranjar uma família rapidamente! Não olhei para o perfil pois, afinal, só ia receber o estudante pelo período de 1 mês! Em setembro chegou o Daniel.

Ainda não tinha acabado o mês e já tinha muito claro que o Daniel ficaria cá em casa até ao fim do programa (26 de junho de 2016). Comecei por lhe explicar que não ia ter dificuldade de se orientar em Castelo Branco porque era uma cidade pequena e era tudo muito perto. Ele respondeu que não ia estranhar porque a cidade dele também era pequena, só tinha 1 milhão de habitantes!!!

O Daniel quando chegou falava bem e percebia português (tinha aprendido antes de vir) e rapidamente fez amigos. A integração na Escola foi fácil e como falava português não teve grandes dificuldades (exceção para a matemática, apesar do esforço) e conseguiu ótimas notas nas disciplinas específicas.

Receber um estudante de outra nacionalidade foi toda uma aprendizagem recíproca. Comi burritos, aprendi a fazer Guacamole; passei a ter um canto na despensa cheio de picantes de todas as cores e sabores! Fiquei a saber que no México não há comboios e a conhecer a cidade de onde vinha “Morelia”. Ouvi falar dos “Tigres” (equipa de futebol) e fiquei a par dos desaires mexicanos na copa América!

O Daniel vinha cheio de vontade de conhecer o mais possível de Portugal. Foi muitas vezes a Lisboa, cidade que ficou a conhecer bem. Também foi a Sintra, Cascais, Coimbra, Porto, Figueira da Foz, Monsanto, Óbidos e Nazaré. Teve oportunidade de experimentar fazer ski.

Fez muitos amigos em Castelo Branco e tem programas todos os fins-de-semana. Aprendeu a gostar de cogumelos, legumes, caldo verde e pastéis de nata. Não consegui que gostasse de frango assado! Ficou adepto do Sporting (não teve outra opção) e assistiu, sempre que pôde, aos jogos no Estádio de Alvalade, equipado com camisola verde e branca.

Entretanto chegou a Maria, que acabou o programa mais cedo por causa dos exames da 1ª fase, do 12º ano. A princípio, estranhos, rapidamente criaram cumplicidade; curioso o facto de o Daniel ter feito muitos amigos que fazem parte do grupo de amigos da Maria.

Pediu para ficar mais um mês e vai-se embora no dia 26 de julho. Foi muito fácil o Daniel integrar-se na família e hoje custa pensar que se vai embora já no fim do mês.

O Daniel chegou cheio de expectativas, cheio de sonhos, regressará mais crescido, mais independente, mais maduro, cheio de novas experiencias; aqui, deixa saudades, mas deixa também “um bocadinho dele” em cada um de nós… Foi uma experiência tão boa que tenho pena que esteja a acabar. Vamos sentir (família e amigos) a falta do Daniel.

Isabel Fonseca | Família de Acolhimento AFS
2016, Castelo Branco