Carta enviada pelo pai de Acolhimento ao pai da estudante Natalia Hernandez na altura em que a estudante regressou ao seu país de origem.

Caro Daniel,
Permite-me que te fale um pouco da tua Natalia agora que chegou ao fim a estadia dela na nossa casa aqui em Portugal.

Quando, acerca de um ano atrás a nossa filha Filipa teve e ideia de receber uma estudante, todos ficámos muito contentes com a ideia. Como sabes ela não tem qualquer irmã e a ideia de poder comungar do seu espaço vital, o seu quarto e a casa onde sempre vivemos os quatro, pareceu-nos uma desafio muito interessante e um factor novo que podia estimular-nos a todos para nos tirar de um certo conforto preguiçoso.

Ficámos todos na expectativa porque não fazíamos nenhuma ideia de como seria a menina mexicana que a Filipa tinha escolhido da lista de estudantes disponíveis para serem recebidas pelas famílias de acolhimento como a nossa.

Ela chegou e logo percebemos que a Natalia era muito discreta, um pouco tímida e no início naturalmente falava pouco. Era natural que sentisse alguma solidão, num país estranho, vivendo numa família estranha. A escola não correspondeu ao que todos esperámos. O facto de ser a mesma onde o João e a Filipa estudam, deram-nos segurança e a certeza de qualidade de ensino, mas foi um engano. Nas férias de Natal mudou de escola e isso foi muito importante para o seu percurso. Aos poucos foi-se sentindo mais confiante. Os novos colegas foram mais comunicativos e abertos e em casa foi conquistando o seu espaço com naturalidade e harmonia.

Depois tudo foi correndo com o tempo. Os dias foram-se sucedendo e naturalmente a família ganhou mais um elemento efectivo. Procurámos desde o início dar-lhe todo o apoio, fazendo-a sentir-se acompanhada e segura mas sempre respeitando o seu espaço individual na medida do possível e nos limites físicos da nossa pequena casa. Quando nos apercebemos a Natalia passou a ser uma de nós. Isso aconteceu tranquilamente e foi crescendo com toda a naturalidade. Fora de casa as coisas passaram-se um pouco ao mesmo ritmo. As relações com os colegas da escola cresceram e manteve sempre contacto com amigas da AFS fazendo novas amizades.
O tempo correu demasiado depressa e chegou a hora de partir.

Tenho de dizer que na despedida vivemos alguns sentimentos controversos. Ninguém teve vontade de se despedir da Natalia porque ainda não aceitámos que ela não estará connosco mais tempo e ao mesmo tempo estamos muito felizes por ela ter estado na nossa família durante estes meses. Daniel, fica com a certeza que para nós foi muito gratificante comungar o dia-a-dia com ela. Realço a serenidade e simplicidade do seu carácter e a transparência da sua conduta em todos os momentos. Sempre genuína e amável, sempre muito querida com todos…

Talvez tudo isto não seja novidade para vocês, os verdadeiros pais, mas sentimos essa vontade de vos transmitir o respeito e uma certa maneira de estar tranquila e serena e até carinhosa com que a Natalia nos tratou a todos aqui em casa. A sua sensibilidade é muito própria e cativante. Claro que vamos ter saudades dela, muito mais do que pensámos ser possível…

Estamos por outro lado muito honrados e gratos pela oportunidade que tivemos de dar condições para que a Natalia crescesse, desenvolvesse a sua personalidade, que aproveitasse a oportunidade. Temos a certeza que isso aconteceu porque ela fez o seu trabalho, cumpriu plenamente o seu papel e por isso cresceu. É natural que vocês vivam essa experiência mais claramente do que nós daqui para a frente, mas podemos dizer com segurança que hoje ela é uma menina mais autónoma, um pouco mais madura e isso é muito gratificante.

Tivemos sorte de poder ser os pais adoptivos durante este tempo de uma menina linda e isso deve-se a ela, claro, mas muito aos verdadeiros pais que são vocês – mãe e pai biológicos.

A nossa casa estará sempre aberta para a Natalia, para a mãe, para ti e para os irmãos…

Beijos da Isabel e da Filipa e abraços do João e meus…
Sempre, sinceramente
Luís

Família Henriques | Família de Acolhimento de Natalia Hernandez
Programa AFS México-Portugal 2013/2014