Lembro-me do momento em que estava no avião. Só eu e o João Simões, os únicos portugueses a escolher Dinamarca como destino. Não sei explicar o que sentia enquanto voávamos. Estava confuso, curioso e até um pouco medroso do que poderia acontecer neste ano.
Passados seis meses, um riso atravessa a minha mente quando relembro esses sentimentos. Sinto que cresci, amadureci, aprendi a respeitar a diferença e não julgar precipitadamente o outro e muito importante uma nova língua! Perguntam-me constantemente se tenho saudades e se quero voltar para o meu País. Óbvio que sinto falta da minha família, amigos, comidas deliciosas e praias, mas encontro-me aqui neste sonho sem pensar tanto no regresso mas mais na rapidez dos acontecimentos. Esta experiência serve também para valorizar aspectos do nosso país de origem que nunca tínhamos dado importância alguma até então.
Tive muita sorte com a minha família e já viajei para diversos países da Europa. Para todos os estudantes que pensaram em fazer este programa de intercâmbio, aceitem o desafio. Não hesitem, irão ter o melhor ano das vossas vidas!

Miguel Maia; estudante AFS 2011/2012, Dinamarca