Ciao a tutti! O meu nome é Luana Gomes e encontro-me há cerca de 3 meses a fazer o Programa AFS em Itália numa pequena vila a meia hora de Milão. Lembro-me que foi uma sensação aterrorizadora quando me apercebi que me encontrava num local onde não conhecia ninguém, onde a língua era desconhecida e saber o que esperar era impossível. Tudo me passava pela cabeça, mas por outro lado, era uma experiência nova que me fascinava. Não saber o que esperar fez com que tudo se tornasse mais intenso a cada segundo.

Algo que me marcou e ainda hoje recordo, são aquelas palavras sábias, quando me encontrava no campo de chegada e um excelente homem (diretor do AFS Itália) nos disse que começar esta experiência era como renascer, começar do zero e que seria uma vida num ano que sem dúvida mudaria as nossas vidas, que teríamos de esquecer tudo aquilo que encontrávamos no nosso país e apenas olhar para o futuro.

O momento em que encontrámos a família que nos iria acolher por um ano foi algo que não consigo explicar, euforia, felicidade, nervosismo talvez sejam boas palavras para descrever aquele momento.

“Live as if you were to die tomorrow. Learn as if you were to live forever.”

Sinto-me sortuda, tive a hipótese de encontrar uma família incrível que me acolheu como se fosse sua filha e que a cada dia que passa me apoia imenso; de conhecer excelentes pessoas de diversos países e criar amizades que me marcaram imenso. Poder conviver com pessoas de outras nacionalidades, poder ouvir as suas histórias, as suas rotinas, conhecer as suas opiniões e até mesmo partilhar aquele sentimento que era novo para todos faz-me abrir a mente para a diversidade que tanto me fascina.

No final, depois de me integrar, de suportar o cansaço, de começar a falar e compreender a língua digo que começar esta experiência foi a melhor coisa que podia ter decidido, que muda a nossa vida e nos faz dar valor a tudo aquilo que vivemos e estamos a viver. Sinto saudades, mas não desejo voltar. É um ano cheio de diversão, onde tive a oportunidade de começar a conhecer-me verdadeiramente, onde aprendi que o diferente é o que torna cada um de nós único e onde a paciência é uma virtude. A adaptação não é complicada, apenas devemos olhar para ela com tranquilidade e tolerância.

Agradeço a toda a minha família por me ter deixado realizar este programa, por me apoiar incondicionalmente e a todos os voluntários AFS que me deixaram os melhores conselhos para que este ano fosse o melhor da minha vida. Tudo o que vivi até hoje tocou o meu coração, aconselho qualquer um a “provar”, pois exprimir tudo aquilo que sentimos é impossível, isto é apenas uma pequena porção daquilo que é realmente um ano AFS.

Apesar de 3 meses a minha vida já mudou, um até já.

Luana Gomes; estudante bolseira AFS 2014/2015, Itália